Quero ter um site, preciso de um site, por que ter um site?

Hoje a Internet é mais utilizada como um canal de entretenimento e diversão. Já foi um sistema estratégico militar, depois restrito a pesquisas e desenvolvimento de tecnologias. E depois, para onde caminhará?A internet teve seu “boom” no século passado, em meados da década de 90. Antigo isso, não é?Não se considerarmos que 1995 foi há 12 anos apenas. Mas quando se trata de tecnologia e informação, 6 meses é muito tempo.

Se considerarmos os avanços e desenvolvimento que a internet sofre diariamente, podemos ter uma vaga noção de como podemos tirar proveito dela para, por que não, aumentar o faturamento de uma empresa.

Um site bem desenvolvido, com um design atraente e funcional pode tornar uma fábrica de “fundo-de-quintal” em exportadora, ao lado de gigantes do mercado. Para isso basta um sistema de produção e logística bem definida e os produtos podem ir e vir de qualquer lugar do planeta.

O primeiro passo é ter em mente que a internet, acima de tudo, é um canal de comunicação direta com seus clientes/consumidores. Para termos um site funcional é preciso que ele dê retorno aos seus usuário/visitantes.

Portanto para que possamos manter contato com nosso público, temos que saber o que querem e responder às suas dúvidas com rapidez! O investimento em internet é de baixo custo se comparado com a aquisição de maquinas e profissionais e pode trazer o mesmo retorno ou maior.

Lembre-se da máxima da propaganda: “se você não é visto, não é lembrado”. Se você não está na internet, pode passar por situações constrangedoras, como colocar seu e-mail “grátis” no cartão que irá entregar ao representante de uma multinacional, ou mesmo para o Sr. Manoel que é um cliente antigo de seu produto e que vai mostrar o tal cartão para alguém como referência. Certamente irão pensar: “Nossa, uma empresa tão respeitada e não tem um site?” Pode parecer uma bobagem, mas acontece com freqüência.

A necessidade de estarmos conectados há internet, de termos um endereço virtual é uma necessidade crescente para qualquer organização que queira estar no mercado pelos próximos anos.

Eu acredito em  5 regras básicas para ter um site

1º – Estar presente na maior vitrine do mundo

2º -Ter um site profissional, e não se deixar levar por amadores que simplesmente hospedam  um imagem sua na internet

3º – Ter o gerenciamento do seu site, mantendo-o  atualizado e sempre que puder com novidades

4º – Estar com este site em harmonia com os buscadores (Google, cadê etc) Pois um site que não é encontrado não tem nenhum valor

5º – Última e mais importantes das regras:
Saber exatamente o foco de seu público, evitando desperdícios de dinheiro, propaganda, sabendo onde e como formar parcerias com banners on line, evitar inúmeras ferramentas como Facebook, Twitter, Orkut etc se você não for capaz de
administrar diariamente. Pois estas ferramentas são facas de gumes, quando bem utilizadas são benéficas, mas quando são tratadas com descaso podem levar os “navegantes” a nunca mais dar credibilidade a sua empresa ou pessoa.

Porém, só isso não basta, é preciso que os clientes saibam que estamos na internet e a melhor forma de fazer isso é acrescentando em todos os materiais impressos da empresa o endereço do site.

Existem várias empresas e profissionais que podem desenvolver um para você, com tecnologias capazes de colocar seu produto na frente de seu cliente com um clique. O comércio eletrônico no Brasil, já movimenta uma economia de mais de R$ 5 bi e que vem crescendo a cada dia.

Mas cuidado, um site cheio de pirotecnias pode espantar seu cliente. Para isso temos os profissionais certos para cuidar da parte visual de sua empresa. Você lembra que “uma imagem vale mais que mil palavras”? Na internet isso é mais verdadeiro ainda!

Os designers para web, ou mesmo os designers gráficos que se especializam nesse segmento, são responsáveis por apresentar sua empresa de forma adequada, mantendo sua imagem real no mundo virtual. Eles são as pessoas mais indicadas
para nos dizer como a empresa deve se portar perante aos seus clientes virtuais para que possamos trazer, de maneira agradável, produtos, serviços, promoções, etc.

Sempre que for executar alguma reformulação, ou mesmo criar um novo site para sua empresa, procure quem pode te dar as orientações corretas. O filho do amigo do vizinho do seu filho pode até ser legal e manusear muito bem o computador, mas ele não tem referencial teórico e prático para poder desenvolver um trabalho profissional e com as características que sua empresa precisa para transmitir respeito e credibilidade necessários.

Um profissional de design não custa muito e é um investimento para sua empresa pois lhe trará retorno, além de deixar sua imagem bem mais bonita!!!

Parte deste texto pertence a Weber Felipe de Freitas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: